Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2006

Comboios - Observações

Do exposto nos artigos anteriores, penso ser legítimo fazer as seguintes observações:

Se no início do século XX o comboio era "o" transporte, no início do século XXI é apenas mais um transporte. Com a melhoria da rede rodoviária, deixou de fazer sentido levar o transporte ferroviário a todas as vilas e aldeias de Portugal. Ou seja, passaram a existir outros meios para garantir as acessibilidades a toda a população.

Consequentemente, a rede ferroviária definhou. Regra geral, parece ter havido uma menor preocupação em lançar novas linhas, em detrimento de um melhor serviço e da manutenção dos troços mais relevantes.

A extinção/decepação de linhas deu-se sobretudo no interior transmontano e alentejano, zonas cada vez mais despovoadas. O investimento ferroviário parece a seguir a demografia: concentração no litoral.

Menos compreensível será a opção de privar duas capitais de distrito (Bragança e Viseu) do transporte ferroviário. Sinal de que talvez haja alguma confusão nos objectivos que este transporte deseja atingir.

Com efeito, se antigamente o comboio servia em grande medida para ligações de proximidade (ir da aldeia à vila ou cidade mais próxima), hoje deveria servir sobretudo para proporcionar uma mobilidade rápida e confortável entre as várias cidades e regiões do país - isto, claro, para além da sua missão de transporte suburbano.

Só que, exceptuando o eixo Porto-Lisboa-Faro, as ligações entre capitais de distrito e cidades mais relevantes parecem confusas e pouco práticas.

A mudança de filosofia e de objectivos do transporte ferroviário parece conviver mal com as linhas herdadas do antigamente. Urge por isso adaptá-las no que for possível, e construir linhas novas quando não restar outro remédio.

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 02:01
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds