Sexta-feira, 25 de Maio de 2007

Pontes

Muitos comentadores acharam ridículo o argumento apresentado por Almeida Santos para desaconselhar a construção do novo aeroporto na margem sul. Não alinho com esses comentadores. Este argumento parece-me válido. Menor, mas válido.

 

"Um aeroporto na margem sul tem um defeito: precisa de pontes. Suponham que uma ponte é dinamitada? Quem quiser criar um grande problema em Portugal, em termos de aviação internacional, desliga o Norte do Sul do País", disse Almeida Santos. E nem sequer foi o primeiro a dizê-lo. Julgo que, ao longo destes anos, este argumento tem tido algum acolhimento nos meios militares. Mas não só. Quem diz dinamite diz um terramoto – que, todos sabemos, irá acontecer. Se as pontes ficarem danificadas, a assistência humanitária seria muito mais complicada.

 

Este argumento terá maior ou menor validade consoante a maior ou menor probabilidade de ocorrência de uma guerra, de um atentado ou de uma catástrofe que destrua as pontes que ligam o aeroporto à cidade.

 

Só que este argumento obriga a uma conclusão: o aeroporto deve estar o mais próximo possível da cidade, de modo a dispensar a travessia de pontes. Ou, já agora, de viadutos. Porque quem bombardeia uma ponte mais depressa bombardeará um viaduto. Terramoto que destrua uma ponte mais facilmente deitará abaixo um viaduto. Alguém me sabe dizer como se vai para a Ota sem passar por um?

 

Sem querer, Almeida Santos apresentou (mais) um argumento válido para a manutenção do aeroporto na Portela.

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 01:17
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Transbordices a 25 de Maio de 2007
Faz-me lembrar os argumentos que os pais super-protectores usam com os seus filhos. Nunca se sabe se um avião irá caír em cima da cabeça dos meninos, por isso é melhor não sairem à rua.

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds