Sexta-feira, 13 de Abril de 2007

Distorções

Suponhamos que um funcionário público, com um salário líquido de 1500 euros, é colocado na lista de excedentários, passando a receber apenas 1000 euros.

 

Suponhamos que as funções que desempenhava são igualmente remuneradas nos sectores público e privado, onde este funcionário poderá livremente procurar emprego.

 

A este funcionário bastar-lhe-à, para repor o seu nível salarial, encontrar um emprego no sector privado que lhe garanta um salário líquido de 500 euros, pelo que terá uma vantagem sobre os demais candidatos a desempenhar as mesmas funções.

 

Na prática, teremos dois tipos de candidatos a concorrer pelo mesmo emprego: uns subsidiados pelo Estado e outros sem direito a esse subsídio.

 

Não quero aqui insinuar que haja funcionários públicos desejosos de serem colocados na lista de excedentários. O que quero aqui fazer notar é que esta colocação pode vir a causar distorções no mercado de emprego privado.

 

Havendo no mercado quem aceite fazer o mesmo trabalho por menos dinheiro, é expectável que as remunerações médias no sector privado diminuam.

 

Um empregador, em caso de igualdade das demais circunstâncias, optará por contratar o quem aceitar trabalhar por menos dinheiro. Assim, o aparecimento no mercado de trabalhadores “subsidiados” levará ao aumento do desemprego entre aqueles que não têm um vínculo à função pública.

 

Resumindo: o Estado consegue, no imediato, reduzir os seus gastos em salários. Mas, a prazo, poderá fazer com que diminuam os salários e aumente o desemprego no sector privado, o que acarretará uma diminuição das receitas e um aumento dos encargos do Estado.

 

Talvez o saldo para o Estado seja, apesar de tudo, positivo. Tenho dúvidas que o venha a ser para quem trabalha no sector privado. Até porque, uma vez mais, se anuncia uma diminuição nas despesas do Estado sem se anunciar a correspondente descida de impostos.

publicado por Carlos Carvalho às 23:48
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Perola & Granito a 13 de Abril de 2007
Bom fim de semana

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds