Domingo, 24 de Dezembro de 2006

Azeitonas

Em Trás-os-Montes faz-se o azeite em Dezembro. Mês de frio, o que contribui para tornar a apanha da azeitona um dos trabalhos agrícolas mais duros por estas paragens. Duro e, em muitos casos, difícil (ou mesmo impossível) de mecanizar: a dimensão, localização e dispersão das parcelas agrícolas não o permitem ou não o justificam. Há por isso que fazer (quase) tudo à mão. Há por isso que contratar mão-de-obra. Só que esta é cada vez mais escassa a cada ano que passa.

 

Grande parte dos olivais (alguns com não mais do que meia dúzia de oliveiras) destinam-se a produzir azeite para gasto da família, pelo que era normal que os seus membros ajudassem na apanha da azeitona. Só que muitas famílias já não moram por estas paragens, e, entre os que já não estão, só alguns dos mais velhos sentem a obrigação moral de voltar nesta altura. A quem foi criado no campo custa-lhes deixar ao abandono terras que em tempos foram valiosas – pelo menos tiveram o valor de impedir que a família passasse fome. Quem foi criado na cidade não liga a estas lamechices, e, entre deslocações, estadias e jornas, sempre sai mais barato comprar o azeite no supermercado.

 

Falta mão-de-obra. Às vezes não resta outro remédio senão deixar o trabalho a meio. Cortar tarefas. E a primeira tarefa que normalmente é cortada é a apanha da azeitona que caiu prematuramente. Se por um lado a qualidade do azeite agradece (0,3% de acidez este ano – nada mau!), por outro deixa-se no chão parte considerável na colheita – desperdício impensável ainda há alguns anos.

 

Azeitonas caídas. Terras abandonadas. Antigos crimes lesa-sobrevivência. Actuais sinónimos do interior.

  

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 04:02
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Maia a 25 de Dezembro de 2006
E da "sociedade da abundância"!

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds