Quarta-feira, 28 de Junho de 2006

Livros e juros

Foi muito comentado o insucesso da última Feira do Livro. Com alguma razão, as culpas foram atribuídas aos mais diversos motivos.
 
Feriados. Obras no Marquês. Má localização. Mau tempo. Pouca divulgação. Concorrência de outros eventos. Pavilhões com a mesma mesmice de sempre. Concorrência das livrarias. Mudanças no panorama editorial. Desinteresse dos lisboetas.
 
No meio de tantos culpados, há um factor que me parece ter ficado por apontar. Parece-me que (grande) parte da culpa pode ser atribuída à subida das taxas de juro.
 
Os portugueses vivem endividados. Vivem enterrados em empréstimos que lhes levam a quase totalidade dos rendimentos mensais. Após pagar as despesas essenciais e as prestações da casa, do carro e do empréstimo pessoal, sobra-lhes pouco dinheiro no bolso para gastar em bens que não sejam de primeira necessidade.
 
A brincar, a brincar, com a subida das taxas de juro muitos portugueses estão hoje a pagar mais 50, 60, 100 ou até mais euros por mês do que no ano passado. Se então já era difícil fazer sobrar este dinheiro no fim de cada mês, agora sê-lo-á muito mais.
 
A economia portuguesa não risca na Europa. E as taxas de juro são estabelecidas a nível europeu. Quando a economia europeia recupera, as taxas sobem. Se a economia portuguesa não acompanhar a europeia, então as coisas ficam ainda mais complicadas para nós.
 
Para quem vive do dinheiro “extra” dos outros, 2006 será o ano mais assustador numa série já longa de anos “no vermelho” (iniciada, pelo menos, em 1999). Este será um dos anos mas difíceis para a generalidade do comércio e dos serviços.
 
Por isso, e por ter menos dinheiro no bolso, tenho alguma dificuldade em embarcar na miragem da retoma que mais um governo nos quer vender. Acho mesmo estranho que este assunto não seja mais discutido.
 
Porque correu tão mal a Feira do Livro? A resposta é óbvia, e é dos livros.
 
tags:
publicado por Carlos Carvalho às 02:06
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds