Sexta-feira, 16 de Junho de 2006

Cubo gigante

O estádio de Franckfurt foi totalmente remodelado para acolher o Mundial. Como é habitual nestas ocasiões, houve a preocupação de investir (gastar?) muitos milhões de euros em qualquer coisa distintiva e inovadora, ainda que secundária à finalidade do recinto. Neste caso, optou-se por pendurar um enorme cubo no centro do relvado, no qual foram colocados ecrãs gigantes para deleite dos espectadores.
 
Doravante, quem pensar em Franckfurt (no estádio ou até na cidade) pensará no cubo gigante, essa maravilha da arquitectura, da engenharia e da tecnologia. Isto, claro, para orgulho dos donos do estádio e dos adeptos do clube local.
 
Mas eis que chega a realidade. Num dos jogos ali disputados, o guarda-redes de uma das equipas, ao pontapear a bola, fez com que esta embatesse no referido cubo, o que obrigou à interrupção do jogo. Por recomendação das televisões, o jogo Portugal-Irão será disputado com a cobertura do estádio fechada, para impedir que as sombras projectadas pelo cubo perturbem a qualidade da transmissão televisiva. Amanhã saberemos como se comporta o sistema de ventilação do estádio, e se está preparado para proporcionar um mínimo de conforto aos espectadores de um jogo disputado indoors numa tórrida tarde de quase Verão.
 
Não deixa de ser irónico: a pérola tecnológica, a maravilha arquitectónica, o orgulho de Franckfurt, a cara inutilidade que é o cubo gigante afinal não passa de um empecilho. Gastaram-se milhões de euros numa infra-estrutura espantosa, mas que só contribui para tornar o estádio menos funcional.
 
Não sei como são as coisas na Alemanha. Se isto se passasse em Portugal, haveria muito boa gente a querer apurar responsabilidades por uma obra mal planeada. Mas certamente que muitos mais, embasbacados, não deixariam de exclamar: “Nós temos um cubo gigante!”
 
tags:
publicado por Carlos Carvalho às 23:18
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds