Sexta-feira, 28 de Abril de 2006

Círculos (V)

5. Dignificar a Assembleia
Há quem defenda que os círculos uninominais podem contribuir para elevar o nível e a qualificação dos deputados. Sinceramente, não vejo a relação entre uma coisa e outra.
 
Em primeiro lugar, diz-se que o cargo de deputado é economicamente pouco atractivo. Se os “melhores” se afastam por conseguirem melhores remunerações noutros lados, então a forma de eleição pouca influência terá para melhorar a atractividade da Assembleia.
 
Por outro lado, nada nos garante que os vícios dos partidos a nível nacional não se transferissem para o nível distrital ou até mesmo concelhio. Aliás, não sei se estes vícios não serão maiores, já hoje, nestes últimos níveis.
 
Saliente-se ainda que muitos dos que defendem os círculos uninominais são os primeiros a criticar a eleição, aquando das autárquicas, de certos presidentes de câmara. Sabe-se que são populistas, suspeita-se que são corruptos, mas mesmo assim o povo insiste em elegê-los, por vezes contra as orientações das direcções partidárias. He may be a son of a bitch, but he’s our son of a bitch...
 
É certo que o sistema actual permite a eleição de muitos yes men que em nada contribuem para dignificar a Assembleia, mas permite também a eleição de deputados que, apesar de competentes e especializados em determinados assuntos, não têm aquele factor X que permite ganhar eleições.
 
Uma forma de contrariar a erosão qualitativa da Assembleia passaria por seguir a regra, politicamente incorrecta, de que só pode ser governante quem é deputado. Em Portugal esta é muitas vezes a excepção! Admito que um ou outro “independente” pode trazer um contributo válido ao governo, mas muitos dos governantes “independentes” não são mais do que correligionários com medo do compromisso e do risco, e que não estão para se dar à maçada de participar nessa coisa a que chamam eleições.
 
(continua)
 
publicado por Carlos Carvalho às 00:05
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds