Quinta-feira, 13 de Abril de 2006

Estamos todos mortos

Citando um estudo do World Drink Trend, a SIC concluiu que os portugueses com mais de 15 anos bebem todos os dias cerca de 3 milhões de litros de álcool, o que corresponde a um consumo diário per capita de 0,3 l.
 
Consumir 0,3 l de álcool corresponde a beber 20 copos (30 ml) de uma bebida com 50% de teor alcoólico! Confesso que não é coisa que faça todos os dias... Não quero ser alarmista, mas, se esta notícia for verdadeira, então estamos todos mortos!
 
Não estou a duvidar da seriedade do estudo, apesar de aparentemente não ter considerado alguns factores que podem influenciar o cálculo do consumo per capita (religião, turismo, etc.). Acho é que houve alguma ligeireza na sua leitura. Isto, claro, partindo do princípio de que a maioria dos portugueses não está em coma alcoólico.
 
Uma leitura mais atenta permite-nos deslindar o mistério: a SIC confunde os números do consumo de álcool com os de bebidas alcoólicas. Esta confusão, inaceitável para alguém com um mínimo de sensibilidade científica, pelos vistos nem sequer foi detectada pelos jornalistas da SIC.
 
Vistas bem as coisas, este estudo não adianta assim tanto ao que já se conhecia. Vistas pelo lado da SIC, este é mais um estudo com revelações “bombásticas”.
 
Haverá um fosso assim tão grande entre a ciência e o jornalismo?
 
publicado por Carlos Carvalho às 02:23
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds