Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2005

Sondagens e indecisos

Aquando do referendo sobre a interrupção da gravidez, todas as sondagens publicadas antes da votação asseguravam uma vitória confortável do sim, por cerca de 60%-40%. O resultado verificado foi a vitória do não, por 51%-49%.

O que correu mal? Os vários analistas e especialistas de sondagens explicaram esta discrepância entre os resultados estimados e o verificado com o elevado numero de indecisos e de abstencionistas.

Parece hoje existir uma situação similar, pelo menos no tocante aos indecisos.

Na projecção dos resultados, as empresas de sondagens assumem geralmente que os indecisos se abstêm, ou que se distribuem proporcionalmente pelos partidos concorrentes. Ora, quando o número de indecisos é muito elevado e quando as eleições são disputadas em condições muito particulares, esta assunção corre o risco de ser falível.

Penso ser legítimo afirmar que a decisão das próximas eleições vai estar na mão dos eleitores que no passado votaram no PSD, pois serão estes que terão mais razões para estarem indecisos. Quem votou PS nas últimas eleições seguramente irá votar PS nas próximas. As sondagens parecem confirmar esta afirmação: enquanto o PS atraiu novos apoiantes, o PSD parece só contar com os seus eleitores “yellow dog”.

Sou capaz de apostar que a maioria dos indecisos, se votar,  irá votar no PSD; ou seja, não tendo ainda encontrado motivos suficientes para votar no PS, acabarão por votar no partido do costume. Se isto for verdade, a diferença hoje verificada entre os dois partidos irá diminuir. Só não sei em quanto. Por isso, acho que é ainda muito cedo para dar estas eleições como decididas.

Embora a vitória do PS pareça ser o cenário mais provável, devemos reservar no nosso espírito algum espaço para surpresas na noite eleitoral.

 

publicado por Carlos Carvalho às 22:52
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds