Quarta-feira, 12 de Outubro de 2005

CDS-Porquê?

CDS.JPG

 

O gráfico anterior apresenta o número de mandatos para a câmara municipal conseguidos pelo CDS (sem coligações) em todas as eleições autárquicas realizadas em Portugal. Verifica-se que o CDS está há 20 anos em declínio autárquico, tendo registado quebras sucessivas em todas as eleições autárquicas desde 1985.

O que se passou em 1985? A eleição de Cavaco Silva como primeiro-ministro. Este gráfico demonstra que Cavaco Silva feriu (de morte?) o CDS nas autarquias, ao ponto deste partido não mais ter conseguido recuperar a sua anterior influência.

O declínio do CDS é ainda mais evidente se considerarmos apenas o número de câmaras conquistadas. Podemos mesmo afirmar que o CDS desapareceu autarquicamente em 1997, quando perdeu a sua última câmara relevante (Aveiro). Desde então conseguiu ganhar apenas algumas câmaras de pequena dimensão, mais por causa da notoriedade local dos candidatos apresentados do que pelo peso do partido.

Graças sobretudo a Cavaco Silva, o CDS não passa hoje de um sidekick autárquico do PSD. O exemplo de Aveiro é paradigmático: o CDS, que deteve esta câmara de 1976 a 1997, contentou-se em 2005 em ser o parceiro minoritário da coligação vencedora.

Estes dados ajudam a perceber porque razão Cavaco Silva não é benquisto para muitos sectores do CDS. Ajudam também a entender as especulações em torno de uma candidatura presidencial à direita de Cavaco. Como ficou bem claro nas penúltimas eleições presidenciais, há muitos sectores do CDS que só apoiarão Cavaco Silva se não tiverem outro remédio.

Nota: Os dados apresentados não consideram os mandatos obtidos em coligação. Se o CDS tivesse concorrido isoladamente em todas as câmaras, os números seriam mais favoráveis, mas a tendência observada não seria muito diferente.

publicado por Carlos Carvalho às 00:59
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds