Terça-feira, 27 de Dezembro de 2005

O gang do Multibanco

Pela segunda vez no espaço duma semana, vários media pegaram na notícia de que o uso do Multibanco bateu todos os recordes este mês.

Se a notícia tivesse sido apresentada apenas como uma curiosidade, não viria grande mal ao mundo. Seria apenas um sinal do baixo fluxo noticioso característico das épocas festivas.

O problema está nas conclusões que os jornalistas decidiram retirar desta notícia: se os portugueses estão a usar mais o Multibanco é porque estão a gastar mais, e se estão a gastar mais então a economia não está assim tão mal.

Quem retira esta conclusão de forma tão simplista, sem procurar obter mais dados, só pode ser lerdo ou leviano. Ou então mal intencionado.

Como todos sabem por experiência própria, está a tornar-se cada vez menos frequente o uso de cheques ou de dinheiro vivo: os primeiros são pouco seguros para quem recebe, o segundo é pouco seguro para quem paga (o seu transporte, claro!).

Assim, a conclusão mais sensata, à falta de mais e melhores dados, é a de que o maior uso do Multibanco corresponde a uma mudança de hábitos dos portugueses. Entre o risco de carregar dinheiro e o incómodo de usar cheques, os portugueses preferem usar o Multibanco. Isto para não falar do recurso ao cartão de crédito...

Então porquê falar na economia? Porquê retirar uma conclusão tão esdrúxula? Porquê ignorar os relatórios do Banco de Portugal, do INE, do EUROSTAT, do FMI e de outras entidades que tais? Serão os dados do Multibanco mais rigorosos e mais reveladores do que os destas entidades?

Talvez os jornalistas responsáveis por estas notícias não sejam levianos, e muito menos lerdos. Mas, se assim for, pergunta-se: terão então alguma hidden agenda?

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 23:55
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds