Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2006

Comboios - Percursos

Se amanhã quiser ir de comboio de Faro para Portalegre, do Porto para Évora ou de Santarém para Beja, esqueça. De acordo com o site da CP, não existe qualquer possibilidade de realizar estes (e outros) percursos partindo e chegando no mesmo dia!

Se optar por fazer as seguintes viagens de comboio, estas equivalem, na melhor das hipóteses, a viajar de automóvel às seguintes velocidades:
Guarda - Vila Real: 20 km/h
Leiria - Santarém: 21 km/h
Portalegre - Castelo Branco: 22 km/h
Vila Real - Braga: 25 km/h
Guarda - Portalegre: 28 km/h
Braga - Viana do Castelo: 33 km/h

Mas nem tudo é mau. A deslocação Coimbra - Aveiro só seria mais rápida por estrada se viajasse a mais de 158 km/h. Mas para ir de Coimbra a Leiria bastar-lhe-ia conduzir a mais de 37 km/h.

Outras deslocações rápidas:
Aveiro - Coimbra: 139 km/h
Lisboa - Santarém: 123 km/h
Porto - Coimbra: 119 km/h
Porto - Aveiro: 117 km/h
Lisboa - Aveiro: 116 km/h
Lisboa - Porto: 113 km/h

Conclui-se assim que há dois mundos no Portugal ferroviário: aquele em que o comboio é competitivo, e aquele em que o comboio é para esquecer. Em qual destes mundos é que acham que se vai investir no futuro próximo?

Notas:
1. Os dados apresentados referem-se à deslocação mais rápida disponível no dia 2006-01-20, sexta-feira.
2. As velocidades apresentadas foram calculadas dividindo o tempo total da viagem mais rápida disponível pela distância por estrada entre as cidades em questão. Estas velocidades não correspondem portanto às atingidas pelo comboio. São as velocidades que seriam necessárias atingir por estrada para fazer o percurso num tempo idêntico ao que demora o percurso ferroviário.

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 22:59
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Carlos Pedro a 18 de Maio de 2015 às 14:16
Caro Sr. Carlos Carvalho
Estou a fazer uma pequena pesquisa sobre a aldeia e freguesia de Ervidel, concelho de Aljustrel, e gostaria de incluir alguma informação sobre a estação ferroviária de Santa Vitória - Ervidel que, embora já localizada na freguesia vizinha de Santa Vitória, concelho de Beja, serviu a aldeia de Ervidel e muito terá contribuído para a sua dinamização e desenvolvimento.
Vi, no seu blog “César & Dama” dois mapas lado a lado (que envio junto), sendo um deles o mapa antigo da Linha do Sul.
Este mapa é-me muito útil e muito gostaria de o utilizar, inclusive na futura publicação que (assim o esperamos) venha a culminar esta pesquisa.
Neste sentido, e uma vez que o mapa que publica no seu blog tem muito pouca resolução, quero pedir-lhe o favor de me enviar, se o tiver, o mapa com mais resolução. A cedência do mapa será referida na publicação.
Se não tiver o referido mapa com mais resolução, peço-lhe o favor de me indicar a fonte para que eu possa tentar obtê-lo com maior resolução.
Com os melhores cumprimentos e grato pela sua atenção
Carlos Pedro

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds