Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2006

A primeira pedra

Ainda sou do tempo em que se faziam balanços positivos do governo de Durão Barroso. Quando este governo fez um ano, não faltaram elogios nos media à sua postura responsável, às corajosas medidas anunciadas e ao ímpeto reformador dos seus ministros. Depois, foi o que se viu.

Agora que Sócrates celebra um ano no poder, os elogios não são muito diferentes. Agora é que se vai ver.

É relativamente fácil para um governo minimamente competente colher elogios do primeiro ano da sua actuação. Neste curto período, um governo não pode ser avaliado pela sua obra: ainda não passou tempo suficiente. Tudo o que os media podem fazer é salientar o que ainda está mal e o que irá estar bem.

Tudo o que está mal ainda pode ser atirado para cima do governo anterior. E tudo o que irá estar bem já foi anunciado, sem que possa ser cobrada ainda a sua execução.

O primeiro ano de um governo é em tudo semelhante ao lançar da primeira pedra de uma obra há muito desejada. Há discursos e aplausos, foguetório e fanfarra, churrascada e água benta. Os futuros utentes deliram com a concretização próxima dos seus sonhos. Mas tudo o que têm é uma pedra.

Os problemas começam agora. Quem estava antes já não pode ser responsabilizado por atrasos nas obras. Nem por dificuldades imprevistas. Nem por planeamentos incompetentes. Nem por derrapagens orçamentais.

Se até aqui o governo foi avaliado comparando as suas promessas com o que outros não fizeram, a partir de agora será avaliado comparando o que efectivamente fez com aquilo que prometeu.

A primeira pedra está inaugurada. A partir de agora, só voltará a haver festa quando a obra estiver concluída.

publicado por Carlos Carvalho às 03:02
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds