Quinta-feira, 28 de Abril de 2011

Agências e erros

As agências de rating erraram. Erraram aquando da crise do subprime, tendo dado boa notação a instituições que a não mereciam. Razão, segundo alguns, para suspeitar que continuam a errar quando agora baixam a notação de Estados, empresas e outras instituições em plena crise das dívidas soberanas.

 

Erraram no passado, talvez errem agora, mas não é do erro passado que resulta o eventual erro presente. Isto porque estamos perante dois tipos distintos de erro.

 

Puxando pelo pouco que sei de Estatística, e considerando que as agências de rating servem para alertar para a falta de credibilidade das instituições, parece-me que o erro que cometeram aquando da crise do subprime poderá ser considerado um erro do tipo II (falso negativo): as agências tiveram dificuldades em detectar os problemas das instituições analisadas. Por outras palavras, absolveram o criminoso.

 

Já na crise das dívidas soberanas, às agências de rating aponta-se-lhes um eventual erro do tipo I (falso positivo): estarão agora a detectar problemas onde eles não existem, precisamente o oposto do que fizeram no passado. Estarão agora a condenar o inocente.

 

Aqui chegados, a estrada bifurca-se. Uns tomarão o caminho de dizer que quem se enganou uma vez poderá enganar-se sempre, pelo que não se pode confiar nunca. Outros seguirão pelo caminho oposto, dizendo que quem se notabilizou por absolver criminosos dificilmente poderá agora ser acusado de estar a querer condenar inocentes.

 

Dois caminhos lógicos. Só um deles verdadeiro. Cada um tome o que lhe aprouver.

publicado por Carlos Carvalho às 16:24
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Pedro a 28 de Abril de 2011 às 18:16
Boa tarde,

O César & Dama está em destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Parabéns e boa continuação!

Pedro
De Carlos Carvalho a 29 de Abril de 2011 às 00:58
Obrigado.

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds