Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Voto útil?

 Os resultados eleitorais conhecidos à data são os seguintes: PS – 96 deputados, PSD – 78, CDS – 21, BE – 16 e CDU – 15

 

Muito se falou do voto útil no PSD em detrimento do CDS. Perante os resultados eleitorais, que consequências teria, ceteris paribus, a transferência de votos entre o PSD e o CDS?

 

Vejamos alguns cenários:

(Nota 1 – em todos eles o BE consegue 16 deputados e a CDU 15)

(Nota 2 – excluem-se os resultados dos círculos da emigração)

 

1. Se todos os que votaram CDS tivessem votado no PSD, este obteria 103 deputados e o PS 92. Maioria relativa PSD, maioria absoluta PS+BE+CDU.

 

2. Se 75% dos que votaram CDS tivessem votado no PSD, este obteria 98 deputados, o PS 95 e o CDS 2. Maioria relativa PSD, PSD+CDS=100, maioria absoluta PS+BE+CDU.

 

3. Se 50% dos que votaram CDS tivessem votado no PSD, este obteria 93 deputados, o PS 96 e o CDS 6. Maioria relativa PS, PSD+CDS=99, maioria absoluta PS+BE+CDU.

 

4. Se 25% dos que votaram CDS tivessem votado no PSD, este obteria 84 deputados, o PS 96 e o CDS 15. Maioria relativa PS, PSD+CDS=99, maioria absoluta PS+BE+CDU.

 

5. Se 10% dos que votaram CDS tivessem votado no PSD, este obteria 80 deputados, o PS 96 e o CDS 19. Maioria relativa PS, PSD+CDS=99, maioria absoluta PS+ CDS ou PS+BE+CDU.

 

6. Se 5% dos que votaram PSD tivessem votado no CDS, o PSD obteria 75 deputados, o PS 96 e o CDS 24. Maioria relativa PS, PSD+CDS=99, maioria absoluta PS+ CDS ou PS+BE+CDU.

 

Perante estes cenários, verificamos que transferências moderadas de votos entre o CDS e o PSD (cenários 5 e 6) não afectariam nem o número de deputados dos outros partidos nem o resultado eleitoral. Estas transferências afectariam apenas o número de deputados do CDS e do PSD, mas não a soma dos deputados dos dois partidos.

 

Só grandes transferências de votos entre o CDS e o PSD poderiam trazer outras consequências: impossibilidade de maioria absoluta PS+CDS (cenários 3 e 4), menos deputados eleitos pelo PS e maioria relativa do PSD (cenários 1 e 2).

 

Voto útil? Much ado about nothing

publicado por Carlos Carvalho às 03:10
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds