Segunda-feira, 16 de Abril de 2007

Destempo

Teria José Sócrates ganho as legislativas como ganhou se as dúvidas sobre as suas habilitações literárias tivessem surgido, como era suposto, durante a campanha eleitoral?

 

Não ponho em causa a investigação que está a ser feita em torno deste caso. Mais vale tarde do que nunca. Mas veio tarde. Este é o tipo de dúvidas que devem ser esclarecidas antes de um qualquer acto eleitoral. Sobretudo quando já se conhecem alguns indícios de que nem tudo bate certo.

 

Antes de uma eleição, a descoberta de um comportamento menos correcto de um qualquer candidato permite que o eleitorado possa fazer uma escolha informada, sabendo que, se optar por rejeitar esse candidato, tal opção terá poucas ou nenhumas consequências institucionais.

 

Após o acto eleitoral o caso muda de figura. O agora titular de um cargo público já não pode ser avaliado de per si. Para além da pessoa, o eleitorado terá também de avaliar a sua obra e as consequências do seu afastamento (se for esse o caso) no funcionamento das instituições.

 

Enquanto que um simples comportamento menos digno poderia impedir a eleição de um candidato, só um acto muito grave o poderá levar a cair uma vez eleito. A menos, claro, que o seu desempenho no cargo tenha sido desastroso. Uma investigação a destempo não deixa de ser importante, até mesmo desejável. Deixa é de ser tão relevante para o eleitorado.

 

Voltemos a Sócrates. Este caso, se conhecido antes das eleições, poderia ter posto em causa a sua vitória, ou, pelo menos, a margem com que foi conseguida. Sendo conhecido quase a meio do mandato, não é suficiente para levar à sua queda. Pode, quanto muito, comprometer a sua reeleição.

 

publicado por Carlos Carvalho às 23:55
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds