Sábado, 7 de Abril de 2007

Intocável

Há várias discussões paralelas em torno da licenciatura de Sócrates. Discussões interessantes, e que merecem ser aprofundadas. Mas que não devem ser usadas para desviar as atenções da discussão mais importante: saber se Sócrates mentiu ou não aos portugueses.

 

Mentirinha pequena, pensava-se inicialmente. Aparentemente, tudo não passaria de uma banal confusão de títulos (entre engenheiro e licenciado em engenharia), em que a única falta de Sócrates seria a de não ter feito o suficiente para esclarecer este equívoco.

 

Mas as coisas complicaram-se. Levantam-se agora dúvidas sobre a forma como a licenciatura foi conseguida. Sobre a fiabilidade do currículo com que se apresenta. Se estas se confirmarem, passamos de um caso de pequenas mentiras entre amigos para um de falta de integridade do visado. O que lhe pode ser fatal.

 

Esta é a primeira vez que a imagem do primeiro-ministro foi seriamente posta em causa. É também a primeira vez que Sócrates, um mestre da comunicação, falhou grosseiramente na gestão mediática de um assunto delicado. Este impunha um esclarecimento imediato e cabal. Ao tentar varrê-lo para debaixo do tapete, Sócrates acabou por contribuir para o adensar das dúvidas.

 

Pior ainda, a única linha de defesa ensaiada pelos seus apoiantes é a de relativizar a importância de se ser licenciado, o que, convenhamos, em nada ajuda ao esclarecimento do caso.

 

Sócrates corre o risco de passar de intocável a intocável. De intocável como Eliot Ness a intocável como na casta indiana. Na melhor das hipóteses, ficará algures no meio.

 

Uma coisa é certa: este caso não será esquecido. Como Sócrates poderá constatar, doravante, de cada vez que for entrevistado. “Boa noite, senhor…?”

 

publicado por Carlos Carvalho às 01:02
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds