Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2007

Scorsese merecia isto

Ainda não vi Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood, pelo que não posso avaliar se filme e realizador foram ou não injustiçados ao perderem o Óscar para The Departed (Entre Inimigos) e Martin Scorsese. Apesar desta lacuna, permito-me discordar de algumas críticas que têm sido feitas a Scorsese e ao seu filme.

 

Os Óscares servem (deveriam servir) para premiar obras e profissionais que se distinguiram no espaço de um ano. E The Departed foi o melhor filme que vi em 2006. É pior do que outros filmes de Scorsese? Não é isso que está em discussão. Million Dollar Baby não é tão bom como Imperdoável (ou Bird), mas nem por isso desmereceu o Óscar.

 

É difícil aplicar a expressão “obra menor” a qualquer dos filmes de Scorsese. Mas apliquemo-la. The Departed não é tão bom como Touro Enraivecido ou Taxi Driver (nenhum outro o é), mas será assim tão secundário na sua filmografia? Vejamos:

 

The Departed (2006)

The Aviator (2004)

Gangs of New York (2002)

Bringing Out the Dead (1999)

Kundun (1997)

Casino (1995)

The Age of Innocence (1993)

Cape Fear (1991)

Goodfellas (1990)

New York Stories (1989) ("Life Lessons")

The Last Temptation of Christ (1988)

The Color of Money (1986)

After Hours (1985)

The King of Comedy (1983)

Raging Bull (1980)

New York, New York (1977)

Taxi Driver (1976)

Alice Doesn't Live Here Anymore (1974)

Mean Streets (1973)

Boxcar Bertha (1972)

Who's That Knocking at My Door? (1968)

 

Penso ser pacífico dizer que The Departed é o melhor filme de Scorsese da última década, e um dos melhores do último quarto de século. Obra menor?

 

Não sei se o Óscar foi atribuído ao melhor filme do ano (afinal, não os vi a todos), mas sei que foi atribuído a um grande filme, pelo que a injustiça (a ter existido) não poderá ser assim tão grande. O Óscar ficaria decerto igualmente bem nas mãos de outro realizador. Mas não tenho dúvidas em afirmar: Scorsese merecia isto!

 

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 01:59
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De parenteorama@gmail.com a 15 de Março de 2007 às 04:26
Felizmente não pensamos todos da mesma maneira e ainda bem...Mas a quente, pois acabo de ver essa Obra!!!!the Departed é simplesmente mau filme de gangsters com uma historia pouco previsivel a não ser , porque é uma remake ......Scorcese tinha que ganhar um øscar por ex com Taxi Driver, nunca com esta porcaria que acabei de ver, claro que para o sector mais conservador da America e
consequentemente de Holywood era doloroso ver a cena do "Babel" quando os Americaons, deixam os seus companheiros de excursao no meio do Atlas entre a vida e a morte , ou mesmo como são tratados os imigrantes Mexicanos, que sao prtaticamente os escravos da America,... etc ..a falta de solidariedade deve ser dolorosa assim exposta a um Povo tão Democrata...e ai entram as trapalhadas das raposas dos gangsters como se isso tivesse algum interesse para nós consumidores de cinema ........
Tenho dito

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds