Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2007

Jardim eleitoral

Alberto João Jardim provocou eleições regionais antecipadas por causa da aprovação da lei das finanças regionais. Decisão formalmente inatacável, mas também politicamente vantajosa. Embora não isenta de riscos.

 

Sem dinheiro para cumprir o seu programa, Jardim tinha duas opções: continuar ou tentar relegitimar-se. Se continuasse, corria o risco de perder as próximas eleições: os socialistas madeirenses vêm crescendo a cada eleição regional, e o falhanço de Jardim poderia ser a gota de água capaz de lhes dar finalmente o poder. Antecipando as eleições, Jardim não só irá a votos antes dos madeirenses sentirem o impacto desta lei como poderá atirar para as costas do PS (nacional e regional) a sua impopularidade.

 

Jardim irá certamente fazer desta lei o tema central da próxima campanha eleitoral, apresentando-a como um ataque à sua pessoa e à região (ou como um ataque à região por causa da sua pessoa). Ao fazê-lo, colocará o PS-Madeira entre a espada e a parede: ou fica de mal com Sócrates por amor aos madeirenses ou fica de mal com os madeirenses por amor a Sócrates.

 

Mas esta opção não é isenta de riscos. Jardim terá de apresentar um programa eleitoral menos ambicioso – logo menos atractivo para os eleitores. Manterá Jardim a sua popularidade se tudo o que tiver para oferecer for uma mão cheia de nada?

 

Por outro lado, o PS-Madeira poderá tentar virar o bico ao prego, acusando Jardim de não ter poder negocial junto do Continente. Poderá convencer os madeirenses de que a região foi prejudicada por causa do estilo truculento de Jardim. Poderá convencê-los de que o tempo em que Jardim foi benéfico para a Madeira chegou ao fim.

 

Alberto João Jardim tomou a decisão que lhe dá mais garantias de se manter no poder. Mas que poderá também antecipar a sua saída. Tudo dependerá da forma como decorrer a próxima campanha eleitoral.

 

publicado por Carlos Carvalho às 01:24
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds