Sábado, 27 de Janeiro de 2007

Aonde não estou

Voto "sim" por um motivo legível: numa controvérsia tão difícil e irresolúvel como a do aborto, o "sim" alarga as nossas possibilidades de resposta aos problemas que o aborto coloca, o "não" fecha essas possibilidades. O "sim" permite-nos evitar as consequências nocivas da aplicação desta lei, conservando o princípio de que o aborto é crime para além das dez semanas.

 

A argumentação de Pedro Lomba é interessante mas, neste parágrafo, parece-me que olha apenas para parte do problema. Não contesto que o “sim” pode alargar “as nossas possibilidades de resposta aos problemas que o aborto coloca”, mas também não ignoro que pode trazer novos problemas, eventualmente mais graves do que aqueles que pretende resolver. Não contesto que o “sim” pode permitir “evitar as consequências nocivas da aplicação desta lei”, mas também não ignoro as possíveis consequências nocivas da nova lei.

 

Parece-me que a análise correcta deve ser do tipo “benefícios/malefícios da lei actual vs. benefícios/malefícios da nova lei”. Se compararmos apenas os defeitos de uma com as virtudes de outra corremos o risco de tomar uma decisão enviesada.

 

Note-se que não vamos referendar a lei actual, vamos referendar as alterações que lhe são propostas. A lei actual não é, certamente, perfeita. Mas será assim tão má para que aceitemos, cegamente, toda e qualquer proposta de alteração?

 

Nem sempre concordo com o ditado popular que garante que “mais vale o mal conhecido do que o bem a conhecer”. Mas não é por isso que passarei a cantar, como António Variações, que “só estou bem aonde não estou”.

 

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 19:56
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds