Sexta-feira, 5 de Janeiro de 2007

Urbi et Orbi

Visito com alguma frequência duas versões da Wikipédia: a inglesa e a portuguesa. Há algumas diferenças óbvias entre as duas versões: a primeira tem mais artigos, estando estes geralmente mais completos e mais bem estruturados. O que é normal, face à diferença entre o número de falantes das duas línguas.

 

Mas há uma diferença menos óbvia entre as duas versões: enquanto a Wikipédia em inglês foca alguns assuntos dum ponto de vista mais global (orbi), a Wikipédia em português aborda o mesmo assunto de um ponto de vista mais local/nacional – em Portugal ou no Brasil (urbi).

 

Alguns exemplos: azeite, bacalhau, casino, governo, imposto, literatura, teatro, televisão.

Obs: Ligações para a página em inglês. Procurar na coluna lateral de cada artigo a ligação para a página em português.

 

Parece que, em muitos assuntos, a Wikipédia inglesa assume o papel de grande enciclopédia universal, servindo a versão em português como complemento informativo para quem procura informação específica sobre a aplicação/importância desses assuntos nos países lusófonos.

 

Resulta isto simplesmente do maior número (e maior dispersão geográfica) dos utilizadores anglófonos? Explicação curta, parece-me. Parece-me que esta diferença entre Wikipédias reflecte diferentes atitudes perante o conhecimento: mais cosmopolita por parte dos anglo-saxões, mais paroquial por parte dos portugueses (e brasileiros). Aqueles olham mais para o mundo. Nós contentamo-nos frequentemente em olhar apenas para o nosso umbigo.

 

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 03:12
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds