Quinta-feira, 23 de Novembro de 2006

É o público, estúpido!

Tem sido muito citado nestes últimos dias um estudo da União Europeia sobre o impacto da cultura na economia dos países. O Público, por exemplo, destacou este estudo num artigo intitulado “É a cultura, estúpido!

 

Este estudo tem sido citado por bons e maus motivos. Quem o cita pretende chamar a atenção para a necessidade de investir no sector cultural. Mas muitos citam-no para defender o statu quo dos actuais critérios de atribuição de subsídios (em que a única alteração que aceitam é a do reforço das verbas disponíveis).

 

Este estudo vem reforçar a ideia de que a cultura pode e deve ser encarada como uma actividade económica. De que se deve deixar de subsidiar a cultura pela cultura, para passar a apoiar a cultura pela economia. Bem gerida, as actividades culturais são capazes de gerar mais riqueza do que muitas actividades económicas tradicionais. Só que para isso têm que ser capazes de cativar o público – nacional e estrangeiro.

 

Há por isso que rever a forma como os subsídios são atribuídos. Aquando da sua atribuição, os critérios objectivos têm que passar a pesar mais do que os subjectivos. Factores como a bilheteira, a promoção do espectáculo ou a sua integração com a indústria turística têm que pesar mais do que os gostos e preconceitos do Estado ou de um grupo de iluminados. Quem quiser fazer cultura para os amigos que os convide para sua casa.

 

Apesar do seu interesse, creio que este estudo será rapidamente esquecido. Querem um exemplo? O estudo evidencia a importância da cultura para o turismo. Mas sou capaz de apostar que, na próxima Páscoa, os museus de Lisboa estarão todos de portas fechadas...

 

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 02:08
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds