Quarta-feira, 22 de Novembro de 2006

A última lição

Tenho lido, a propósito da morte de Sottomayor Cardia, vários textos elogiosos para com o homem e sua obra. Elogios certamente merecidos, embora não esteja habilitado para os corroborar ou desmentir: a minha idade só me permite ter dele uma vaga memória enquanto político.

 

Contudo, há um episódio de que me recordo, e que vi pouco abordado por estes dias. Um episódio triste. Foi o da sua pré-candidatura às eleições presidenciais de 1996, ou melhor, a forma como esta foi recebida.

 

“A última loucura de Sottomayor Cardia”, apareceu então escarrapachado na primeira página de um jornal ou de uma revista (já não me lembro de qual). Frase assassina, que ridicularizou o homem e liquidou as suas intenções. Este foi um dos pontos mais baixos do jornalismo português, e não sei se os jornalistas responsáveis por este título lhe chegaram alguma vez a pedir desculpa.

 

Sottomayor Cardia dificilmente seria presidente. Mas, atendendo às suas qualidades pessoais e à sua obra (como agora se tem lido), era certamente presidenciável. Nada mais legítimo do que pretender candidatar-se a umas eleições que, no papel, são suprapartidárias.

 

Tirei várias lições deste episódio. Primeira: não basta a um homem ser sério e ter um currículo abonatório para evitar enxovalhos. Segunda: uma candidatura presidencial que emane da sociedade civil tende a ser ridicularizada. Terceira: só são levados a sério os candidatos presidenciais envolvidos na política partidária e/ou que contem com o apoio de um dos partidos estabelecidos.

 

Em suma, e salvo raríssimas excepções, a abertura das nossas eleições à sociedade não passa de uma treta. Foi isto que aprendi com Sottomayor Cardia. Que descanse em paz.

 

publicado por Carlos Carvalho às 00:57
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds