Sábado, 18 de Novembro de 2006

Contraprogramação

As televisões estão cada vez mais parecidas. Graças às tácticas de contraprogramação, já sabíamos que os vários canais tendem a combater a concorrência recorrendo às mesmas armas: combatem notícias com notícias, filmes com filmes, novelas com novelas… O que já não é tão comum é vê-los combater entrevistas políticas com entrevistas políticas.

 

Foi o que aconteceu esta semana: Santana Lopes (RTP1) versus Cavaco Silva (SIC). Após um longo período sem concederem entrevistas televisivas, ambos escolheram exactamente o mesmo dia e a mesma hora para voltarem à televisão. Não sei qual das entrevistas foi agendada em primeiro lugar, mas o que os entrevistados não poderiam ignorar é que iriam, do ponto de vista das audiências, estar em confronto directo.

 

Parece-me óbvio que, neste confronto, a vantagem pertencia a Santana Lopes. Santana tinha a seu favor a agenda noticiosa (lançou um livro, ao passo que não se passou nada de especial com Cavaco nem este tinha nada de especial para dizer). Tinha a seu favor a sua forma de estar na política (esta é uma atitude que não surpreende em Santana, mas que é de todo inesperada em Cavaco). Tinha a seu favor as suas responsabilidades presentes (Santana está semi-afastado da política, ao passo que Cavaco é o Presidente da República: qual deles deve resguardar mais a sua imagem?).

 

Não foi com certeza a sua intenção, mas a impressão com que se fica é a de que Cavaco procurou, com a sua entrevista, abafar o que Santana tinha para dizer. E falhou: os espectadores mostraram mais interesse por Santana Lopes do que pelo Presidente da República!

 

Conhecidas as audiências, não terá faltado na SIC quem achasse que a estação optou pelo entrevistado errado. Pelo mais fraco (televisivamente). Pelo menos interessante. Palavras que não devem estar associadas à Presidência.

 

Por tudo isto, acho que Cavaco Silva deveria ter evitado esta situação equívoca. Deveria ter adiado a sua entrevista para momento mais oportuno. Ao não o fazer, Cavaco Silva cometeu um erro de principiante – coisa que ele certamente não é…

 

publicado por Carlos Carvalho às 03:58
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds