Quinta-feira, 16 de Novembro de 2006

Obrigadinho

Quero aqui agradecer ao governo. Quero agradecer-lhe a forma como tenta, com voz grossa, enfrentar as condições abusivas que os bancos impõem aos seus clientes quando lhes concedem um empréstimo.

 

Eu, que há já vários anos estou a pagar uma casa ao banco, tenho vindo a ser lesado todos os meses com o arredondamento das taxas de juro. Ainda bem que, após todo este tempo, houve um governo que abriu os olhos e impôs aos bancos o seu arredondamento à milésima. Mais: em pleno debate orçamental, este mesmo governo prometeu acabar em breve com outra prática, igualmente antiga, igualmente abusiva: prometeu acabar com as penalizações a quem liquida o empréstimo mais cedo do que o previsto. Uma vez mais, obrigado!

 

É pena é que estas medidas não tenham sido tomadas há mais tempo. Certamente que a agenda preenchida dos nossos governantes só agora lhes permitiu debruçarem-se sobre este assunto. Certamente que só agora lhes foi possível atacar práticas antigas que distorcem o mercado e facilitam o recurso à publicidade enganosa. Mas mais vale tarde do que nunca.

 

Para que estas situações não se repitam no futuro, deixo aqui uma sugestão aos nossos governantes: e se fosse criada uma entidade dedicada a analisar o funcionamento dos mercados e a atacar as práticas lesivas para o consumidor e para a concorrência entre agentes económicos? E se esta entidade tivesse poderes para agir mal detectasse uma situação imprópria, obrigando rapidamente os prevaricadores a retomar a sã concorrência sem que para tal fosse necessário recolher a assinatura de um qualquer ministro?

 

Caso os nossos governantes, por absurdo, decidam aceitar proposta tão mirabolante, deixo aqui desde já uma sugestão para o nome da nova entidade: e se esta se chamasse Autoridade da Concorrência?

  

publicado por Carlos Carvalho às 01:11
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds