Segunda-feira, 13 de Novembro de 2006

Blogues e telemóveis

Quando os telemóveis começaram a aparecer, estes despertavam nas (pseudo-)elites duas atitudes opostas: uns renderam-se quase de imediato ao mais novo sinal de status, outros vituperaram uma tecnologia que já então prometia perturbar os ritmos e os hábitos do quotidiano. Para estes últimos, era na altura de bom tom jurar pelo mais sagrado que jamais possuiriam um aparelho tão demoníaco.

 

Passado algum tempo, estas mesmas pessoas foram aderindo (umas mais rapidamente do que outras) a uma tecnologia cada vez mais vulgarizada. Era vê-los com um telemóvel novinho em folha para logo os ouvir dizer, horrorizados: “Vejam lá! Agora até o meu padeiro (mulher-a-dias, canalizador, trolha, etc.) tem um…”

 

Hoje em dia estes preconceitos já não fazem qualquer sentido. Quem não tem um telemóvel não pertence a este mundo. E quem o tem não espera que o olhem com admiração ou inveja de cada vez que dá o seu número a alguém. Hoje os telemóveis são um produto de massas, úteis para quem os utiliza, mas já incapazes de distinguir socialmente os seus possuidores.

 

Parece-me que com os blogues se está a passar a mesma coisa.

 

Quando surgiram, revelaram ou deram mais visibilidade a muitas pessoas (justamente, diga-se). Apesar disso, muitos juraram (ainda juram?) que jamais os utilizariam.

 

Com o aumento do número de blogues, muitos passaram a queixar-se de que não há cão nem gato que não tenha um, produzindo quantidades astronómicas de lixo que os impedem de brilhar com mais intensidade.

 

Ainda bem que já não falta muito para que os blogues não passem de uma coisa banal. Deixaremos então de dar importância a quem usa a tecnologia, importando-nos apenas com o que se vai fazendo com ela. E com o que ela vai fazendo por nós.

 

publicado por Carlos Carvalho às 01:23
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds