Sexta-feira, 22 de Setembro de 2006

Não há segredos grátis

Luís Filipe Vieira declarou ontem, em entrevista à RTP, que tinha conhecimento prévio das transcrições das escutas telefónicas que recentemente foram publicadas na imprensa. Mais grave, disse ter sido chantageado com a possibilidade da sua publicação, caso continuasse a falar sobre determinados assuntos.

 

Alheemo-nos da figura e do caso em particular. Recapitulemos: uma pessoa – não acusada pelo sistema judicial – viu partes de conversas telefónicas suas divulgadas publicamente com o intuito de a denegrir. Antes da divulgação, teve pleno conhecimento das transcrições e foi ameaçado com a sua divulgação. Pergunta-se: que objectivos pretende atingir quem passa estas notícias para os jornais? E não estarão os jornalistas a colaborar, involuntariamente, com a prática de crimes mais graves do que a "simples" fuga ao segredo de justiça?

 

Há quem esteja disposto a violar a lei para passar aos jornalistas, gratuitamente, informações sob segredo de justiça. Não passarão estas pessoas mais rapidamente estas informações a quem lhes pagar bem por elas?

 

Há quem esteja disposto a violar a lei para denegrir alguém. Antes de chegar aos jornalistas, não terão já estas pessoas tentado extorquir dinheiro ou de alguma forma coagir os visados?

 

Preocupam-me as fugas ao segredo de justiça de que ouço falar. Preocupam-me muito mais aquelas de que nem sequer desconfio que existem.

 

Não existirá em Portugal, já montada e bem oleada, uma lucrativa indústria de fugas ao segredo de justiça? Quem é que acha que estas informações não valem dinheiro? Quem é que acha que não há muita boa gente disposta a pagar elevadas quantias para as obter?

 

Será que a colaboração com criminosos vale uma manchete?

 

publicado por Carlos Carvalho às 18:16
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds