Quarta-feira, 31 de Maio de 2006

Blogues, media e Timor

Não estou suficientemente informado sobre a situação timorense para a poder comentar. Infelizmente, julgo não estar só nesta ignorância. Infelizmente, julgo estar acompanhado pela maioria dos cidadãos, dos jornalistas e até dos políticos.
 
Apesar de tudo, há uma coisa que ficou cristalina: a imagem idílica de Timor que nos foi vendida durante anos a fio está longe de corresponder à realidade. Se acreditasse em teorias da conspiração, diria que os media nacionais se conluiaram para nos manter na ignorância. Como não acredito em tais teorias, sou forçado a concluir que os media não sabiam muito mais do assunto do que eu.
 
Nestes últimos dias, aprendi mais sobre Timor através da leitura de um ou outro blogue (destaco o Bloguitica) do que em anos e anos de notícias publicadas nos mais diversos media. O grave é que, aparentemente, os jornalistas também. Grande parte das análises que os media têm feito sobre o assunto parecem ter por fonte os mesmos blogues em que - finalmente! - consegui recolher alguma informação.
 
Na questão de Timor, o mundo parece estar ao contrário: os media tradicionais venderam-nos causas, emoções, exaltação patriótica, subjectividade. Tivemos de recorrer aos blogues para conhecer os factos e para os ver analisados de forma objectiva.
 
tags: ,
publicado por Carlos Carvalho às 01:13
link | comentar | favorito

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds