Terça-feira, 16 de Maio de 2006

Crime ou terrorismo?

O que se está a passar em São Paulo é preocupante, mas não inédito. Talvez só a escala dos acontecimentos traga alguma novidade. Em São Paulo, como noutros estados brasileiros, há grupos organizados de criminosos que se julgam donos de um negócio e de um território, e que reagem mal sempre que o estado pretende entrar nos seus domínios.
 
Com o passar do tempo, as acções destes grupos deixaram de servir exclusivamente para praticar crimes. Muitas destas acções passaram a ter como objectivo submeter psicologicamente as autoridades e os cidadãos. Estes grupos queimam autocarros, abatem polícias e outros cidadãos, fecham estradas e mandam encerrar o comércio. A finalidade destas acções não é o roubo ou o tráfico de drogas. O que pretendem é espalhar o medo e o pânico. E demonstrar quem manda.
 
Estes grupos controlam de facto parcelas do território brasileiro, e condicionam outras áreas através do terror que inspiram na população. Os seus líderes acham-se acima de qualquer autoridade estatal ou federal. Mesmo quando presos, acham-se no direito de continuar a dirigir os seus “negócios”, e de ditar as regras que devem presidir ao seu encarceramento.
 
A verdade é que (pelo menos em parte) conseguem atingir os seus objectivos. Os seus exércitos são disciplinados e estão bem armados, pelo que não têm dificuldade em cumprir e fazer cumprir as ordens dos seus superiores. A população vive num estado de terror inimaginável para quem assiste de fora, mas já quase imperceptível para quem enfrenta quotidianamente esta realidade.
 
Estes grupos já não são meras organizações criminosas. Estes são já (há muito?) grupos terroristas. Utilizam a violência para desafiar a autoridade do estado, para dominar os seus territórios, para condicionar a vida das populações e para satisfazerem as suas reivindicações.
 
O que mais falta para que se comecem a chamar os bois pelos nomes?
 
publicado por Carlos Carvalho às 02:14
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds