Terça-feira, 18 de Abril de 2006

His master’s voice

 

Quem ouça falar alguns membros do governo, como por exemplo Pedro Silva Pereira ou Ascenso Simões, terá certamente uma sensação de déjà vu. “Estas expressões, esta colocação de voz... Eu já ouvi alguém falar assim.”
 
Não é preciso remexer muito na memória para nos lembrarmos da fonte de tal modo de falar: José Sócrates.
 
Independentemente do que venha a suceder, Sócrates ficará conhecido por ter trazido para a política uma nova forma de falar, ligeiramente irritante na construção frásica (“o que está verdadeiramente em causa não é... Não! O que está em causa é...”; “esta medida servirá não para..., mas para...”) e bastante peculiar na colocação de voz.
 
No caso de Sócrates ainda se pode admitir que estes tiques sejam naturais (quem não os tem que lhe atire a primeira pedra...). Já no caso daqueles governantes, a forma de falar que adoptaram soa a uma tentativa descarada de imitar o chefe.
 
Esta imitação fica mal a quem não pretende ser visto como um mero yes man, sem autoridade nem personalidade, capaz de tudo para agradar ao chefe - até mesmo imitar-lhe a forma de falar.
 
É caso para dizer: mostra-me como falas e dir-te-ei quem manda.
 
publicado por Carlos Carvalho às 22:37
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Luis Carvalho a 13 de Agosto de 2007 às 07:43
So hoje vi a referência a Ascenso Simões e a tentativa de fazerem coincidir a sua forma de estar e falar com a do primeiro-ministro. O homem dos incêndios está habituado a dar voz de comando aos bombeiros. Não fala com tiques. E directo. Nada que se compare com ... Sócrates... ou esse Silva Pereira, o homem que tem por função ler comunicados dos conselhos de ministros...
Homem não se mistura...
Luis Carvalho - Braga

Comentar post

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds