Quinta-feira, 30 de Março de 2006

Salários em Israel

Há dias, houve uma notícia sobre a campanha eleitoral em Israel que me despertou a atenção: o partido trabalhista deu nesta campanha um grande destaque às questões salariais.

 

Há salários em Israel? Mas afinal os israelitas discutem questões como a educação, o sistema de saúde, a situação económica, as reformas, a luta contra a corrupção, as leis laborais ou o nível salarial?

 

Por muito informados que nos julguemos, nunca associamos a discussão destes temas com Israel. Isto apesar da discussão estes temas ser importante em qualquer democracia, e frequentemente determinante para os resultados eleitorais.

 

Quando o tema é Israel ou a Palestina, a nossa mente parece estar formatada para presumir que tudo gira em torno da ocupação ou do terrorismo. Nada mais parece importar. Raramente temos a humildade de reconhecer que aquilo que nos interessa não coincide com os interesses das populações locais.

 

Em Israel e na Palestina há mais vida para além do terrorismo e da ocupação. O facto de não nos interessarmos por ela não faz com que esta vida cesse. Faz apenas com que tenhamos uma interpretação enviesada do que se está a passar. E dos resultados eleitorais.

 

PS: cf. este artigo, no Margens de Erro

publicado por Carlos Carvalho às 01:49
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds