Sábado, 18 de Março de 2006

Agricultura e economia

Jaime Silva (para quem não sabe, ministro da agricultura) anunciou a suspensão do pagamento de subsídios anteriormente acordados com os agricultores.

 

Jaime Silva (para quem não sabe, ainda ministro da agricultura) justificou esta medida, que pode ter posto em causa o bom nome do Estado, com o argumento da desigualdade da distribuição per capita de subsídios entre os agricultores. Segundo afirmou, há muitos agricultores que recebem pouco e há alguns que recebem muito.

 

Esta justificação é própria de quem acha os portugueses um bando de burros mesquinhos. Porquê mesquinhos? Porque parece querer consagrar a inveja como critério a ter em conta na distribuição de subsídios. Porquê burros? Porque fala no número de agricultores tentando convencer-nos que estes exploram todos as mesmas áreas, produzem as mesmas culturas e implementam as mesmas práticas agrícolas.

 

Será que o ministro da agricultura (Jaime Silva, segundo consta) acha que um agricultor que tem meia dúzia de oliveiras deve receber o mesmo montante de subsídios que um agricultor que cultiva milhares de hectares de cereais?

 

Quer queiramos quer não, a agricultura é uma actividade económica. Há muitos milhares de empresas em Portugal. Será que devem todas receber subsídios por igual, independentemente da sua dimensão, do número de empregados e da sua importância estratégica?

 

Imaginemos que Jaime Silva era ministro da economia. Será que ele estaria de acordo com os incentivos acordados com a Autoeuropa ou com a Portucel (por exemplo)? Ou será que revogaria estes acordos, argumentando que é imoral apoiar meia dúzia de empresas com milhões de euros quando há milhares de empresas que não recebem apoio algum?

publicado por Carlos Carvalho às 18:59
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds