Domingo, 13 de Fevereiro de 2005

O que é que Santana tem

Para admirar alguém preciso de lhe conhecer as qualidades. Para gostar de alguém, preciso de lhe conhecer os defeitos. Muitos podem não gostar das qualidades de Santana Lopes, mas quase todos se revêem nos seus defeitos.

É esta a principal diferença entre Santana e a generalidade dos outros candidatos: enquanto estes pedem o nosso voto dizendo-nos que são melhores do que nós, Santana pede-nos o voto dizendo-nos que é igual a nós.

Santana não nos vende a ideia de pertencer a uma elite, a um grupo de génios esclarecidos predestinados para governar. Santana expõe-nos os seus defeitos, procurando que nos identifiquemos com eles.

Quem nunca teve um problema sentimental, quem nunca se desiludiu com alguém, quem nunca gostou de sair à noite com os amigos, quem nunca mudou de opinião ou foi inconveniente, quem nunca entregou um papel fora de prazo que lhe atire a primeira pedra.

Santana tem os defeitos e as virtudes do comum dos mortais, e não nos procura convencer de que é maior do que a vida. É isso que o torna atraente para o eleitorado, e atacá-lo por isso é estar a ajudá-lo.

Os pecados só são graves nos santos, e Santana é um pecador como nós.

publicado por Carlos Carvalho às 19:42
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds