Terça-feira, 15 de Março de 2005

O novo governo (2)

Comparando o XVII Governo (Sócrates) com as primeiras versões dos governos constitucionais anteriores, chegamos às seguintes conclusões:

Mulheres
Este é o terceiro governo com mais mulheres na sua composição, quer em número (6) quer em percentagem (11,3%). O primeiro foi o governo de Santana Lopes (8 mulheres – 13,8%) e o segundo o de Durão Barroso (7 mulheres – 13,5%).

N.º de ministros
Neste campo, o XVII Governo fica a meio da tabela dos governos com menos ministros (oitavo lugar ex aequo com outros três). Os governos com menos ministros (13) foram o VI (Sá Carneiro) e o X (primeiro de Cavaco Silva).

Dimensão
Somando o número de ministros com o de secretários de Estado, temos uma situação curiosa. Se contarmos o subsecretário de Estado, o XVII Governo fica com 53 membros. Se não o considerarmos, fica com 52.
Qual é a diferença? Com 53 membros, o governo de Sócrates fica na oitava posição na lista dos menores governos, atrás do XV (Durão Barroso) e do XI (Cavaco Silva). Com 52 membros, o XVII Governo fica empatado com estes na sexta posição.

Será que Sócrates nomeou um subsecretário de Estado para não ser acusado de ter um governo maior do que o de Durão Barroso? Se assim foi, estamos perante um caso de esperteza saloia...

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 01:15
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds