Segunda-feira, 28 de Março de 2005

A data do referendo

Veio a lume a ideia de que o referendo sobre o aborto será realizado no fim de Junho. Diz-se que o PS poderá ser favorável a esta data. Será isto verdade, ou apenas wishful thinking de alguma imprensa mais engajada?

Sou da opinião de que o PS só aceitará esta data se não a conseguir evitar. Mesmo que o sim venha a vencer o referendo, haverá muita gente que votou no PS nas últimas legislativas a apoiar o não. Daqui resultará a primeira grande fractura na base de apoio do actual governo.

Ora, em Junho o governo estará a sair do estado de graça, e terá pela frente uma época de incêndios que se prevê difícil. Por outro lado, o PS estará a escassos meses de duas eleições que pretende vencer. Não será portanto a altura indicada para provocar divisões nas suas hostes.

Diz-se que se Guterres for Presidente, este opor-se-á ao referendo. Não creio. Guterres é apoiante do não, mas foi por causa dele que o anterior referendo se realizou. Se Guterres quis o referendo enquanto primeiro-ministro, não deixará de o querer enquanto Presidente. Isto partindo do princípio de que Guterres será candidato...

Independentemente de quem venha a ser eleito Presidente, não creio que este venha a ter qualquer margem para bloquear a consulta popular, pois a alternativa será sempre a via legislativa exclusivamente parlamentar. E o Parlamento é maioritariamente a favor do sim.

Julgo que a vontade do PS e do actual governo é a de realizar o referendo sobre o aborto só após as eleições presidenciais, numa altura em que o país passará alguns anos sem mais votações, tendo por isso o governo e o PS tempo para sarar as fracturas que esta consulta causará no seu eleitorado.

tags: , ,
publicado por Carlos Carvalho às 22:45
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds