Terça-feira, 13 de Setembro de 2005

O fim de dois mitos?

Atendendo às candidaturas presidenciais conhecidas, há dois mitos da nossa democracia que a Esquerda quer fazer desaparecer com esta eleição.

1.º Mito: Candidaturas suprapartidárias
Mandava a boa etiqueta presidencial que os candidatos (pelo menos os principais) fossem considerados acima dos partidos. A candidatura era vista como uma decisão eminentemente pessoal, a que o partido de origem do candidato acabava (ou não) por aderir.

Nenhum dos candidatos conhecidos avançou por iniciativa própria. Todos eles avançaram por indicação das direcções dos seus partidos. Sem este apoio, nenhum teria avançado. Donde se conclui que as suas candidaturas são, na sua origem e na sua essência, eminentemente partidárias.

Neste momento, só Cavaco Silva tem condições para apresentar uma candidatura suprapartidária: a sua candidatura depende apenas da sua vontade, e em nada depende da posição que a direcção do PSD venha a ter sobre ela. Alguém acha que Cavaco Silva precisa da anuência de Marques Mendes para avançar?

2.º Mito: Presidente de todos os portugueses
Todos os candidatos conhecidos apresentaram um argumento em comum para se candidatarem: combater Cavaco Silva. Partindo do princípio de que não são movidos por questões pessoais, conclui-se que o seu objectivo é combater os portugueses que entendam votar em Cavaco.

Ora, se estes portugueses são tão execráveis ao ponto do seu combate ser a principal justificação para as suas candidaturas, só com muita cara de pau é que qualquer um dos candidatos conhecidos (se eleito) se poderá intitular presidente de todos os portugueses.

Mais uma vez, só Cavaco tem condições para se tornar no presidente de todos os portugueses, simplesmente porque será o único que não se candidatará contra qualquer sector da sociedade.

publicado por Carlos Carvalho às 19:39
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds