Sábado, 17 de Setembro de 2005

Acima de qualquer suspeita

Suponhamos o seguinte cenário: um presidente de câmara nomeia o seu filho para uma qualquer empresa municipal. O filho é um profissional sério, competente e suficientemente qualificado para o lugar. Mesmo assim, não faltariam as acusações de parcialidade e de nepotismo.

Vem isto a propósito da nomeação de Guilherme d’Oliveira Martins para o Tribunal de Contas. Não está em causa a sua seriedade nem a sua competência, e muito menos a sua adequação para o lugar. O problema é de natureza política, bem como de salvaguarda das instituições.

Em democracia, e até prova em contrário, todos estão acima de qualquer suspeita. Em democracia, doa a quem doer, ninguém está acima do escrutínio. Um político experiente deveria saber que, havendo relações pessoais e políticas privilegiadas, é por aí que o escrutínio irá começar.

A opinião pública, ao analisar o desempenho do Tribunal de Contas, começará sempre por perguntar: houve aqui alguma espécie de favorecimento para com o governo?

As coisas são o que são. De cada vez que Oliveira Martins tomar uma decisão favorável ao governo, não deixarão de surgir os habituais rumores a suspeitar da sua decisão.

Para que Oliveira Martins fosse para o Tribunal de Contas tiveram que ocorrer duas coisas: o governo teve que o nomear, e ele teve que aceitar a nomeação. It takes two to tango...

Como o governo está acima de qualquer suspeita, não deveria ter nomeado um seu destacado apoiante para um cargo que pressupõe a sua isenção em relação ao governo. Como Oliveira Martins está acima de qualquer suspeita, não deveria ter aceitado esta nomeação.

Uma pessoa acima de qualquer suspeita não contribui para alimentar suspeitas.

publicado por Carlos Carvalho às 02:37
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds