Terça-feira, 4 de Outubro de 2005

Defesa, Segurança, Justiça

O Estado é uma entidade que cobra impostos aos seus cidadãos para lhe garantir três coisas: defesa, segurança e justiça. Estas são as funções básicas da soberania, e basta que uma delas falhe para que a própria existência do Estado possa ser posta em causa.

Não quero discutir agora a justeza das medidas que o governo pretende implementar. Quero apenas salientar que este governo conseguiu a proeza de entrar em conflito sério com os profissionais (e até instituições) que asseguram estas funções.

Estas são áreas que devem ser abordadas com um cuidado extremo. O que não tem acontecido. O governo pode até ter razão quanto ao conteúdo das suas medidas. Mas perdeu toda a razão pela forma como essas medidas foram apresentadas.

As medidas a tomar em qualquer uma destas áreas não podem ser apresentadas de forma demagógica e populista. Nenhum governo pode tentar reformar estas áreas instigando o ódio da opinião pública contra os profissionais que nelas trabalham e contra as regalias de que beneficiam.

Resta saber se as contestações vindas a público são compartilhadas ou não pela generalidade dos profissionais destas áreas. Se o forem, então o governo simplesmente não terá condições para levar as suas medidas avante.

Se o descontentamento for geral e for militante, o governo terá de se questionar:
Quem irá garantir a segurança se as forças policiais se abstiverem de o fazer?
Quem irá condenar os juizes se estes não cumprirem a lei?
Quem obrigará as Forças Armadas a cumprir uma lei a que não estejam dispostas a obedecer?

Não se brinca com o fogo. Nem com os regimes. Temos um Presidente da República que não seguiu esta máxima. Irá o primeiro-ministro pelo mesmo caminho?

tags:
publicado por Carlos Carvalho às 01:44
link do post | comentar | favorito
|

.autor

. Carlos Carvalho

. cesaredama@sapo.pt

.pesquisar

.artigos recentes

. Elites à rasca?

. Versões de Portas

. A maior de sempre?

. Fama

. Passos

. Escalões

. Obrigadinho

. Não entendo

. Coincidências

. O aleijadinho de Alijó

. Humor negro

. Calendário

. Manuais escolares em .pdf

. Guerra ao imposto

. Cuidado com os ciclistas ...

.arquivo

.sugestões

blogs SAPO

.subscrever feeds